Manchetes

Menu

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Pentecostes – Espírito Santo, Paráclito: o que é isso?

Como todos nós sabemos, Jesus usava palavras e imagens populares, durante as Suas pregações, com a intenção de que o povo mais simples O conseguissem entender. Assim falou do Espírito Santo, chamando-O de Paráclito. Esta palavra vem do grego e significa mais ou menos isso: "aquele que fica ao lado".

Este termo, paráclito, vinha já dos tempos antigos e era uma palavra usada nos tribunais. Naquela época os acusados não tinham advogados de defesa e nem de acusação. Eles mesmos precisavam se defender sozinhos e conseguir testemunhas que pudessem comprovar a sua inocência. Acontecia, porém, – como era de se esperar – que muitas dessas pessoas, mesmo sendo inocentes, não conseguiam provar que o eram, ou porque suas testemunhas eram "fracas" ou porque seus argumentos não convenciam. Muitos deles eram condenados injustamente.

Ocorria, porém, que essa situação podia ser mudada. Caso houvesse alguém presente na assembléia, que fosse uma pessoa com uma fama irrepreensível, considerada como totalmente verdadeira e honesta, isenta de qualquer erro, esta pessoa podia interceder por quem estava sendo acusado.

Deste modo, esta pessoa com  uma excelente fama levantava-se e ia ao encontro do acusado, colocando-se ao seu lado, sem dizer sequer uma palavra. Ficava em silêncio, mas sua presença, com sua fama honesta e verdadeira, bastava como uma garantia de que o acusado era inocente. Não precisava dizer nada. Esta pessoa era conhecida nos tribunais como PARÁCLITO, ou seja, como aquele"que se colocava ao lado" e que intercedia.

Agora entendemos porque Jesus chamou o Espírito Santo de Paráclito e prometeu que Ele ficaria ao nosso lado. Ele é e será sempre o nosso DEFENSOR. Não precisamos temer o mal ou as tempestades em nossas vidas, pois Jesus prometeu:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." (João, 14, 16-17). (resumo feito a partir da homilia proferida por Mons. Manuel Moreira Vieira – Rio de Janeiro – em 27/04/08)

Felizmente a Igreja Católica recuperou e afervorou a sua devoçãoao Espírito Santo, que ao longo dos tempos começou a ficar meio esquecida, através do surgimento da Renovação Carismática Católica (em Portugal conhecida como "Renovamento Carismático"), nos anos 70. Jesus sempre providencia para que Sua Igreja permaneça dentro da verdade e no rumo certo.

Quanto à palavra PENTECOSTES, que é o nome dado para o dia em que comemoramos a festa (a Solenidade) do Espírito Santo, ela significa "cinquenta", ou seja, 50 dias após a ressurreição, a Páscoa, Jesus nos mandou o seu Espírito, para nos consolar, nos defender e nos dar forças. Para não esquecer mais, é fácil fazer uma associação de números lembrando da seleção brasileira que é PENTA-CAMPEÃ, ou seja, 5 vezes campeã. Assim, penta = 5 = 50.

Fonte: Canto da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slide

Google+ Followers

Oração de São Francisco


Oração de São Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém