Manchetes

Menu

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Maria e o Novo Testamento - Textos!

Resultado de imagem para Maria e o Novo Testamento - Textos!

Pergunta de Elisângela de Sena Costa, Planaltina / DF e resposta do Prof. Odalberto Domingos Casonatto

Olá Elisângela de Sena Costa de Planaltina / DFA

A figura de Maria ocupa um lugar importante nos escritos do Novo Testamento.

O nome de Maria no Novo Testamento.

Nos 27 livros do Novo Testamento, encontramos muitas alusões a Maria. Começando pela literatura Paulina, perpassando pelos quatro evangelistas até o Apocalipse encontramos de modo direto ou indireto, alusões a figura Mariana. Embora alguns escritores como Paulo, não a citem claramente nos seus escritos possuem evidências, vestígios de Maria.

Maria no evangelho de Marcos.

No evangelho de Marcos, Maria é mencionada cinco vezes (Mc 3,31-35; 6,1-6; 15,40.47; 16,1). Dessas cinco, apenas duas (Mc 3,31-35; 6,1-6) são claramente Marianas as outras três (15,40.47; 16,1) podem ser interpretadas como referências a Mãe de Jesus.

Maria no evangelho de Mateus.

Estudiosos de Mariologia e de Sagradas Escrituras mostram que Maria aparece, no evangelho, de Mateus nas narrativas da infância (Mt 1-2) e em momentos do ministério público de Jesus (Mt 12, 46-50; 13,53-58).

A primeira aparição de Maria no universo mateano é em Mt 1,18. Maria aparece na descrição da genealogia de Jesus no versículo 16 como a esposa de José filho de Jacó (v.16) que gerou Jesus. Percebe-se aqui, que não foi José que gerou Jesus, mas sim Maria nesta genealogia são citadas 5 mulheres, sendo 4 estrangeiras e 2 prostitutas, muitos podem ver miséria e desgraça (Tamar v.3; Raab v.5; Rute v.5b Betsabéia v.6b), mas Deus pode suscitar salvação mesmo da miséria humana. Maria tem dificuldades de aceitação pela sua condição matrimonial, pela sociedade.

Maria no evangelho de Lucas

Dentre os três Evangelhos, o de Lucas é o que mais apresenta citações acerca de Maria. Dos 150 versículos no NT que tratam de Maria, 90 estão no evangelho de Lucas (conforme o Dicionário de Mariologia). O Evangelista Lucas apresenta Maria nas seguintes passagens (Lc 1, 26-38, anunciação; 1, 39-40, visitação. Magnificat, 1, 46-56, Nascimento de Jesus, 2, 1-7; visita dos pastores, 2, 8-20; apresentação de Jesus, 2, 25-37; menino Jesus no templo, 2,39-52 ); e na vida pública de Seu filho (8,19-21, família de Jesus; e indiretamente em Lc 11, 27-28; At 1, 14.).

Maria no evangelho de João

O Evangelho de João apresenta somente duas citações diretas a Maria. A Primeira nas bodas de Caná (Jo 2, 1-12) e a segunda ao pés da Cruz (Jo 19,25-27). Há ainda algumas alusões a mãe de Jesus (Jo 6,42).

Penso que estas citações poderão te ajudar a entender a presença da figura de Maria no Novo Testamento. Poderíamos ir mais adiante com a literatura Paulina ou o Apocalipse, mas deixemos para outra ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slide

Google+ Followers

Oração de São Francisco


Oração de São Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém