Manchetes

Menu

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

”Eis que estou à porta e bato…”

Resultado de imagem para jesus batendo a porta

“Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei, e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3,20).

Este é um dos mais belos textos do Apocalipse ou mesmo de toda a Escritura Sagrada, indica um encontro pessoal e muito vivo do Senhor com aquele que tem a delicadeza de lhe abrir  a porta do coração. A ceia daí decorrente é o antegozo, na terra, da “ceia da vida eterna” de que fala Senhor em Lc 12,36.


Os antecedentes deste versículo ilustram o seu significado. O Senhor Jesus se dirige à comunidade cristã de Laodicéia, cidade cheia de lojas comerciais e Bancos, famosa por suas fábricas de lã preta e  vestes, renomada por seus médicos e seus colírios exportados para o resto do mundo romano. Os laodicenos gozavam de bem-estar, que os tornava tíbios ou indiferentes aos valores religiosos. Não eram nem quentes nem frios, mas acomodados e pusilânimes na sua mornura espiritual. O Senhor censura veementemente tal atitude (“eu te vomitarei…”), pois é necessário que cada criatura humana se empenhe por algo de grande, ou tenha um ideal, tenha a coragem de sair de si ou do seu
egocentrismo; mesmo aquele que se sacrifica em prol de uma falsa meta, embora esteja errando, tem o mérito de não ser covarde ou mesquinho; cf. Ap 3, 16.

Apesar de indiferente a valores nobres, o Senhor ama a comunidade de Laodicéia e quer tirá-la da sua tepidez.
A misericórdia é tanto maior quanto mais severa foi a censura. E que remédio aplicará? – “Aqueles que eu amo, eu os repreendo da Providência Divina drástica e desinstaladora é, muitas vezes, salutar na vida de quem está “adormecido”, os choques e abalos ajudam a abrir os olhos e refazer a escala de valores segundo critérios certos … Eis como o Senhor tenciona chamar os laodicenos (e, de modo geral, … os cristãos “adormecidos”) à conversão; é o amor de Deus que permite, por vezes, frustrações e decepções na vida presente para que a criatura não se deixe iludir por sonhos fantasiosos; os males que afetam o cristão “instalado” são apelos de Deus à tomada de consciência de que esta vida é a semeadura de valores que serão colhidos no além; é preciso, pois, viver conscientemente e semear de mãos cheias. Cada instante do presente tem sua repercussão na existência póstuma. – Verdade é que nem todos possuem ouvidos para atender a tal tipo de chamado. Se, porém, o cristão concebe a coragem de despertar da mornura sonolenta  para a lucidez de mente, ele abre a porta de sua morada interior e ceia com Jesus, isto é, começa a desfrutar os bens prometidos em plenitude para o além, mas já outorgados sob forma seminal a cada cristão que participe da S. Eucaristia.

Um novo ano se abre, (…) oportunidade de despertarmos do sono da rotina e semeamos com largueza no decorrer de cada novo dia!

Revista: “PERGUNTE E
RESPONDEREMOS”

D. Estevão Bettencourt, osb

Nº 404 – Ano 1996 – p. 1

(Ap 3,20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slide

Google+ Followers

Oração de São Francisco


Oração de São Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém