Manchetes

Menu

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Nazaré a cidade da infância de Jesus.

Imagem relacionada

Nazaré a cidade da infância de Jesus.

Prof. Odalberto Domingos Casonatto

A cidade de Nazaré está localizada no alto de uma colina de 350 metros em relação ao Mar Mediterrâneo, ao norte de Israel. Ela está cercada por montes. O sul da cidade se estende a planície de Esdrelon, que fica na parte sul da Baixa Galiléia. Ao contrário do Norte, com altas montanhas.

No tempo de Jesus vilarejo de Nazaré era um pequeno povoado que se estendia por um pequeno vale de mais de 200 metros de comprimento por 150 de largura. As casas eram compostas geralmente por uma única sala, construídas de pedras de basalto branca, muito comum na região, semelhante às casas patriarcais deste período da história estando ligadas a uma gruta escavada à mão devido à fragilidade das rochas do local. A arqueologia continua encontrando casas desse período nas escavações.

A fama da cidade está relacionada ao fato bíblico, narrado nos evangelhos em que o anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus neste lugar (cf. Lc 1,27) a uma Virgem chamada Maria, prometida em casamento a um jovem chamado José (cf. Mt 1,18). Em Nazaré a Maria disse “sim” ao anúncio do Arcanjo Gabriel. Foi onde também a Sagrada Família composta por Jesus, Maria e José viveu, nos primeiros anos do casamento. Jesus viveu a chamada a vida oculta ajudando seu pai adotivo na carpintaria freqüentando a escola ligada a Sinagoga, onde aprendeu ler e escrever até que desse início à vida pública, de pregador itinerante.

Os Evangelhos nos fornecem poucas notícias de Nazaré a aldeia de Jesus

No evangelho de João encontramos a fala pejorativa de Natanael aos habitantes da Galiléia e ao povo do vilarejo de Nazaré “acaso de Nazaré pode sair algo de bom” (cf. Jo 1,46), o relato da Anunciação (Lc 1,26ss), José que tomou Maria por esposa e a levou para sua casa (Mt 1,24). Quando retorna do Egito a Sagrada Família volta para Nazaré (Lc 2,39-51); Outra passagem é o da perda do menino Jesus no Templo e após o incidente retornam para Nazaré com a família, onde Jesus adolescente ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (cf. Lc 2,52). A passagem que narra Jesus que vai à Sinagoga e apresenta a realização da profecia de Isaías na Sua própria pessoa (cf Mt 13,53-58; Mc 6,16; Lc 4,16-3-). Ao iniciar Sua pregação publicamente Ele deixa Nazaré e vai para Cafarnaum (cf Mt 4,13), Pedro empresta um quarto na sua residência para servir de abrigo para seu mestre Jesus; e finalmente, na Cruz identificando o crucificado está escrito, Jesus Nazareno Rei dos Judeus  (cf. Jo 19,19.

Trabalhos arqueológicos em Nazaré

O levantamento arqueológico da cidade esteve ao encargo da Custódia da Terra Santa administrada pelos freis franciscanos da Terra Santa, com os arqueólogos, + Frei Belarmino Bagatti, + Frei Virglio Corbo  tendo continuidade com o arqueólogo Frei Eugenio Alliata etc....

Nazaré possui hoje cerca de 71.500 habitante assim distribuídos: 25.000 árabes muçulmanos, 22.500 árabes cristãos e 24.000 hebreus, que vivem um pouco afastados da antiga Nazaré, na chamada Nazaré Illit. Seus habitantes estão assim distribuídos Muçulmanos e cristãos vivem na parte baixa da cidade e nos morros a seus redor, enquanto os judeus vivem em um bairro situado em uma parte alta conhecida como Nazaré Illit, com tendências a industrialização.

Visitando Nazaré atual...

No final do mês de janeiro passamos uma semana em Nazaré. Conhecemos seus pontos religiosos, e aproveitamos para visitar os lugares localizados ao seu em torno.

A Basílica da Anunciação.

No centro de Nazaré se ergue a magnífica Basílica da Anunciação. Ao lado esta a Igreja de São José e o local de sua carpintaria. A Basílica da Anunciação em sua parte central no subsolo se encontra a gruta da Anunciação de Maria. Destaca-se neste local a casa de Maria que o arqueólogo Belarmino Bagatti em campanha de escavações localizou, sendo então demolida a antiga Igreja da Anunciação e foi dada o início da construção da nova Basílica da Anunciação (1953), que por sinal é uma das mais bela Igreja da Terra Santa.

http://perguntebiblia.comunidades.net/nazare-a-cidade-da-infancia-de-jesus-fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slide

Google+ Followers

Oração de São Francisco


Oração de São Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém