Manchetes

Menu

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Qual o significado da palavra porco na Bíblia? Ou porque os Judeus consideram como alimento impuro?

Imagem relacionada

Pergunta de Juliano Gomes de Lima, São Leopoldo / RS e resposta do Prof. Odalberto Domingos Casonatto

  Olá Juliano Gomes de Lima de São Leopoldo / RS!

Como o povo de Deus via a carne de Porco como alimento.

Lendo o texto Bíblico entendemos o significado do porco para o povo de Deus. Ou ainda entendemos porque os Judeus não criavam estes animais para servir como alimento ao consumo humano. Na Bíblia encontramos normas vindas de Deus para seu povo. Deus deu leis ao profeta Moisés. O povo de Israel seguia inconstitucionalmente estas determinações e devia obedecê-las. Segundo as leis descritas na Bíblia existiam certos animais que nunca deviam servir de alimento para o consumo humano.

Consumir carne de porco como alimento é sinônimo de impureza ou tornar-se impuro.

Dentre os muitos animais citados na Bíblia o porco era um animais considerado impuro (pois não rumina). Se alguém comia carne de porco tornava-se impuro. Deveria oferecer um sacrifício de desagravo a Deus no Templo de Jerusalém. O estado de impureza, não significava que ele estava sujo (fisicamente), mas significava que Deus rejeitava a pessoa pela desobediência de sua lei .

Judaísmo e a pratica da lei de Moisés.

Os judeus não comem carne de porco por determinação e respeito a Lei de Moisés. Segundo o Judaísmo, Javé foi quem ditou a Constituição Judaica, a chamada Lei de Moisés. Parte dela, chamada de Lei Cerimonial, especificava regras referentes aos alimentos que podiam, ou não, ser consumidos pelo povo. No capítulo 11 de Levítico, versículos de 1 a 8, parte dessa lei assim pode ser lida:

"Iahweh falou a Moisés e a Aarão, e disse-lhes: "Falai aos filhos de Israel e dizei-lhes:

Estes são os quadrúpedes que podereis comer, dentre todos os animais terrestres:

Todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina, podereis comê-lo. São as seguintes as espécies que não podereis comer, dentre aqueles que ruminam ou que têm o casco fendido: Tereis como impuro o camelo porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impuro o coelho porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impura a lebre porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. Não comereis da carne deles nem tocareis o seu cadáver, e vós os tereis como impuros."  (Livro do Levítico 11,8) Bíblia de Jerusalém.

Portando, porco na Bíblia, para os Judeus, tinha significado de animal impuro, embora tivesse cascos partidos em duas unhas ele RUMINA, por casua disto era considerado animal impuro. Para o Judeu comer carne de porco é desrespeitar um ensinamento divino. Jesus sendo judeu obedecia à Lei de Moisés, ele mesmo disse:

"Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento, porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado." Mateus 5:17-19.

Jesus não comia carne de porco, pois, comportava-se segundo um judeu cumpridor da Lei Judaica.

Mas Jesus deixou-nos um novo princípio encontramos em Mateus 15,11, que diz;

"Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isto sim o torna impuro".

Vemos assim, que todos os judeus que se tornaram cristão deixaram de se submeter àquela Lei Cerimonial, como parte da Lei de Moisés e, portanto, poderiam comer carne de porco, se quisessem.

Nos dias de hoje os judeus continuam observando esta lei, e não consumem carne de porco por ser impura e que torna impuro todo aquele que consome.

Em Israel os judeus não criam porcos.

Por não comerem carne de porcos em Israel não existe criação de porcos administrada por Judeus. Portanto não criava porcos e não comia a sua carne porque isso era proibido pela Lei de Moisés escrita na Bíblia

Porém, havia criação de porcos em seu território, em especial na Decápole e a carne de porco era vendida para os soldados romanos que por motivos militares ali se faziam presentes. O povo de outras nações que viviam naquela terra criavam porcos. O próprio evangelho narra do milagre da cura do endemoninhado que Jesus expulsa os demônio e estes entram em uma vara de porcos que se precipitam no Mar. Encontramos na Bíblia também outras passagens que a dominação estrangeira tentaram forçar os israelitas a comer a carne de porco.

Fonte: Bíblia de Jerusalém, Editora Paulinas, São Paulo. 1981.

http://perguntebiblia.comunidades.net/8-qual-o-significado-da-palavra-porco-na-biblia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slide

Google+ Followers

Oração de São Francisco


Oração de São Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém